Como acompanhar a influência da internet na vida dos seus filhos

A internet é um recurso presente na vida de todos, inclusive na de crianças e jovens. Na verdade, esse público acaba utilizando a internet mais do que os adultos, pois eles já nasceram conectados e têm uma grande familiaridade com esse meio.

De acordo com a pesquisa TIC Kids, houve um crescimento na frequência de acessos entre as crianças e adolescentes que usam a internet. O levantamento apontou que cerca de 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos utiliza a rede. Além disso, também houve uma elevação no percentual dos jovens usuários que se conectam mais de uma vez por dia, passando de 21% para 66%.

Diante desses dados, uma das preocupações dos pais é sobre como acompanhar a influência da internet na vida dos seus filhos. Por ser um recurso amplamente utilizado pelas crianças e jovens, é comum que a internet acabe influenciando no comportamento do filho, por isso, é fundamental ficar atento para verificar se essa influência é positiva ou não.

Para ajudar as famílias nessa importante análise, separamos algumas dicas de como acompanhar a influência da internet na vida dos seus filhos. Confira!

Isolamento social: fique de olho!
Uma das formas de verificar a influência da internet na vida dos seus filhos é analisando o tempo de uso desse recurso e como ele está impactando na realização de outras tarefas pertinentes à faixa etária, como estudos, brincadeiras, interação com os amigos, convívio com a família, entre outras.

influência da internet na vida dos seus filhos

O uso excessivo da internet e das redes sociais costuma gerar na criança e no jovem um isolamento social. Isso acontece porque o seu filho acha a vida virtual muito mais interessante do que a sua realidade. Muitas vezes, o jovem cria o “perfil dos sonhos”, com todas as características de pessoas que “bombam” nas redes sociais. Essa atitude acaba distanciando o seu filho dos familiares e amigos, e o smartphone e o computador passam a ser parceiros inseparáveis dele.

Essa situação é um exemplo da influência da internet na vida dos seus filhos. É preciso ficar atento para perceber e ajudar os jovens a identificarem que é necessário mesclar os dois ambientes e que nenhum perfil “fake” mudará a sua realidade. A orientação dos pais nesses casos é importante para que o filho se aceite e não siga a qualquer custo um padrão pré-estabelecido nesses canais. A dica é mostrar que a verdade é o caminho para uma vida mais plena e feliz.

Youtubers: uma influência da internet na vida dos seus filhos
Os youtubers são pessoas que têm como profissão gerar conteúdos em vídeo com frequência para alimentar os seus canais na rede. Hoje, há youtubers com milhares de seguidores e os perfis desses profissionais são bem diversificados.

Quando o assunto é o público infantil e jovem, os youtubers representam atualmente a principal influência da internet na vida dos seus filhos. Isso porque eles falam a mesma linguagem dos filhos e relatam situações que eles passam diariamente. Por conta dessa identificação, é comum a criança ou o jovem passar a se comportar igual aos seus youtubers favoritos e querer fazer tudo o que eles indicam.

Ao perceber essa mudança de comportamento do seu filho, é importante saber o que ele anda fazendo na internet. Uma dica é sempre acompanhar os canais do Youtube que o seu filho mais gosta. Assim, você não terá dificuldade para saber se as mudanças comportamentais são devido a influência dos youtubers ou por conta do crescimento do filho.

No artigo de hoje, mostramos algumas formas de como acompanhar a influência da internet na vida dos seus filhos, sabendo o momento certo de intervir. Já que você está ampliando os seus conhecimentos sobre esse assunto, veja também em nosso blog o artigo que mostra qual a dose certa de uso da tecnologia entre os adolescentes.