Cursos

Cursos

ENSINO FUNDAMENTAL I

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental I da Escola Edith Rodrigues leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacional – PCN e as Resoluções nº 001/99 e 004/2000 e 032/2006 do Conselho Municipal de Educação de Itabuna, BA.
A metodologia do ensino está baseada na proposta pedagógica Sócio-Interacionista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental.
Neste segmento, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
Quadro Curricular e área de estudos do Ensino Fundamental I 1º ao 5º Ano:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Empreendedorismo, música, Artes Visuais, Educação Física, Teatro.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A proposta pedagógica da Educação Infantil da Escola Edith Rodrigues leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Referencias Curriculares Nacional para a Educação Infantil – RCNEI e as Resoluções nº 002/99 e 031/2006 do Conselho Municipal de Educação de Itabuna, BA.
A metodologia de ensino está baseada na proposta Sócio-Interacionista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela Escola.

Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de Jean Piaget e Vygotsky, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica sequencial da vida escolar do aluno.

GRUPO 03

A idade para este curso vai de 3 anos completos ou a completar até 31 de março.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

GRUPO 04

A idade para este curso vai de 4 anos completos ou a completar até 31 de março.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).

GRUPO 05

A idade para este curso vai de 5 anos completos ou a completar até 31 de março. Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, iniciação a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.
Áreas trabalhadas na Educação Infantil:
Formação pessoal e social
Através de projetos interdisciplinares envolvendo histórias e contos, são trabalhadas muitas atividades envolvendo atitudes, sentimentos, expressões e valores.

Linguagem oral e escrita, através de rodas de histórias e incentivo à leitura

As práticas de leitura são constantes em toda a rotina da educação infantil. As rodas de história, as dramatizações, e as visitas à sala de leitura fazem parte dessa vivência, que tem como objetivo o despertar prazeroso para a leitura.

Conhecimento de mundo, vida em sociedade, a riqueza e a diversidade cultural

Conhecer a sua cultura, os elementos do folclore, os costumes e as regras sociais permitem que nossas crianças possam estabelecer comparações e ampliar o seu repertório, através do conhecimento de outras culturas e outros povos. Os projetos interdisciplinares também favorecem o desenvolvimento nessa área.

A Matemática do Cotidiano

Através de situações concretas de manipulação de quantidade, associadas ao conceito de número, nossas crianças vão sendo introduzidas no universo da lógica e do raciocínio.

Movimento/Psicomotricidade - Jogos Motores e práticas esportivas

Ter consciência das possibilidades e do potencial do seu corpo é um objetivo a ser introduzido na Educação Infantil através de vivências corporais e explorações sensoriais. Com uma orientação adequada, nossas crianças traduzem em expressão muitas habilidades corporais e são iniciadas em algumas práticas esportivas utilizando recursos como: bola, bambolê, pneu, corda, colchonetes, bastões, entre tantos outros.

Expressão musical e artes visuais

A Arte agrega várias formas de expressão e, entre elas, as artes visuais e a música, duas áreas fortemente engajadas ao nosso trabalho. Através da música trabalhamos a diversidade sonora e cultural e, através das artes visuais, possibilitamos que as crianças se expressem em diferentes estilos e técnicas.

Natureza e Sociedade

A natureza está em toda parte e sentir-se parte dela é o primeiro passo como seres humanos e seres vivos que somos. Desenvolvemos nas crianças um posicionamento consciente em relação à natureza, aguçando entre elas a questão da preservação, intimamente ligada à continuação da vida. Experiências de acompanhamento de ciclo de vida de pequenos animais e plantas exemplificam a rotina nessa área. Estudos de meio planejados com a finalidade de incrementar os conceitos das ciências naturais são inseridos em todas as faixas etárias da Educação Infantil.

Teatro e jogos dramáticos

Dramatizar a realidade é apropriar-se dela para poder entender a vida, os diferentes papéis sociais e as relações entre eles. O teatro na Educação Infantil trata-se mais de um grande jogo dramático, onde brincando exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo. Fantoches, fantasias e maquiagens contribuem para esse exercício de faz de conta e também compõem esse delicioso cenário.

Oficinas

São momentos muito ricos de troca e interação, envolvendo atividades concretas relacionadas a diferentes temas. É o momento de “fazer junto”, de construir alguma coisa utilizando divisões de tarefas, resultando num objeto final que foi fruto dessa fusão de individualidades. Oficina de brinquedos em sucata, oficina de jogos, oficina para fazer livrinhos.

© Copyright 2018 Escola Edith Rodrigues  | Todos os direitos reservados

Av. Princesa Isabel, 1462, São Caetano, Itabuna, Bahia - Tel: (73) 3617-4384  

Desenvolvido por: