Escola EDITH RODRIGUES, 63 anos de história!

O que você almeja para o seu filho no futuro? A educação é transformadora. Revolucionária. Abre portas para um mundo consciente, autocrítico e repleto de valores essenciais ao cotidiano. Conviver em sociedade com justiça, solidariedade e saber é o que nos motiva a ensinar aos nossos filhos a cada dia, para que assim, eles possam crescer e registrar suas histórias em cada pedacinho por onde passar. São tantas histórias...É imensurável a quantidade de alunos que passaram conosco e nos deixaram um legado de sabedoria, cada um do seu jeito: com uma beleza única de enxergar à sua volta. Aqui, nossa saudade!

O que move o mundo? O amor. O amor permite a união entre os povos, o convívio com a diferença; exala o perfume da cooperação e da gentileza. Com ele, construímos uma leitura modificada da situação social e intervimos na violência, nos preconceitos, na falta de oportunidades, nas irregularidades cometidas dia-a-dia. O mundo é uma fábrica de conhecimento, desta forma, é preciso o tornar acessível a todos com o diferencial de interpretação reflexivo. E este é um dos maiores obstáculos que almejamos enfrentar na educação e no dia-a-dia, uma vez que, necessitamos tornar nossos jovens aptos à cidadania, preparados para exercer de maneira correta seus direitos e deveres, de maneira que, junto à escola a criança aprenda a lidar com erros e acertos e descubra que nela pode ser livre para criar.

Neste ínterim, hoje é um dia muito especial, o aniversário da nossa amada instituição. E neste dia, celebramos um percurso de construção do diálogo entre pais e filhos, professores e sociedade. Há 58 anos, celebramos o desafio de desenvolver junto à criança com compromisso e responsabilidade, pois, no futuro suas gerações serão inspirações, uma vez que, nós somos transmissores de comunicação.

Mas não podemos caminhar para o futuro sem pensar em nossas ações hoje. Você já ajudou a contribuir com o seu melhor hoje? Pensando nisso, a escola Edith Rodrigues não somente comemora mais um ano de trajetória, celebra também mais um ano de arte com a certeza de que, a cada dia, contribuímos um pouquinho na construção da identidade sociocultural dos nossos pequenos em desenvolvimento. Como educar para transformar? Com propostas dinâmicas, participativas e que envolvem a imaginação, procuramos transformar, há 58 anos, nossos dias em energia, entusiasmo e força de vontade. A cada ano, em sala de aula, mostramos que sabemos somar amizades, dividir conhecimento através das rodas de leitura, do esporte, música e dança. Nossos alunos espalham talento e criatividade por meio das releituras de obras dos artistas regionais; nos dão um show de conhecimento ao dividir com o seu público o conteúdo que aprenderam em casa, nos livros e com o professor mostrando que com a proposta pedagógica da Retrospectiva, somos mais que artistas. Somos "Guardiões da Vitória", "Soldadinhos da Paz", "Arqueiros da esperança "... Afinal, o que a gincana da Primavera nos ensina é que somos uma equipe, um time que só funciona com a colaboração de todos.

Aliás, Edith Rodrigues, para nós, simboliza família, e neste dia especial, ficamos felizes em saber que estão presentes de forma verdadeira na vida da criança. E principalmente em nossa vida. Ficamos felizes em saber que aprendemos com disposição para aprender mais e agradecemos aos aconchegantes amigos que nos recebem e nos abraçam ao raiar de mais um ano. Como é bom ter amigos...! Ficamos felizes em saber que nossos mestres dedicam a sua profissão para compartilhar junto a criança um dos momentos mais importantes em sua vida: a alfabetização.

Ficamos felizes pelo simples fato de compartilharmos valores: Este é um dos nossos maiores orgulhos neste dia especial. Obrigada por integrar a história da Edith Rodrigues e compartilhar conosco, há 63 anos, o valor do respeito. Feliz Aniversário!

Texto: Jéssica dos Santos Gonçalves / Ex- aluna da escola e formada em Comunicação Social – UESC.